Coletânea de rápidos pensamentos, "insigths", elucubrações, reflexões e toda sorte mensagem surgida aleatoriamente!
"Regras.... as únicas que realmente importam e que são verdadeiramente impossíveis de burlar são apenas duas, uma para antes de nascer e outra depois do nascimento.
a saber:
antes de nascer ---> vagar
depois de nascer---> morrer
Todas as outras regras podem [e devem] ser quebradas em nome da liberdade"
Igor Monteiro
"Viver sem correr riscos e perigos não é viver.... é apenas existir!"
Igor Monteiro
"As estrelas são furos no espaço por onde passa a luz Superior...
Assim como as pupilas dos olhos, que permitem e controlam a luz dentro do universo escuro de nossas almas, cujas portas são os olhos.
Não nos foi permitido olhar diretamente para a luz Superior [talvez porque sejamos as almas escuras da criação], mas se você olhar direta e profundamente na pupila dos outros, a alma deles o verão como seres superiores e o reverenciarão, assim como reverenciaríamos seres que pudéssemos enxergar pelas frestas estrelares.
Pode-se enxergar as intenções e sentimentos de qualquer animal olhando as pupilas deles. Cuidado! alguém está olhando seus atos e sentimentos pelos buracos estrelares."
Igor Monteiro
"Há muito tempo parei de ver só as sombras... quem consegue o Daat deixa de ver só sombras. O grande problema é arranjar palavras para descrever os donos das sombras a uma grande quantidade de ignorantes."
Igor Monteiro
"As ideias e insights não pararam, mas o tempo e a indisposição podam a divulgação deles. Se acontece com grandes escritores, por que não acontecer com reles mortais como eu ne?
Logo, logo, a luz voltará a reinar e outras postagens surgirão"
Igor Monteiro
"Um dia vou desacelerar, vou ter que desacelerar até parar de vez... todo mundo para um dia!
Mas por enquanto estou numa freeway... acelero até o limite... em tudo... a liberdade da velocidade e do dinamismo me fas[cina], me deram uma opção de acelerar... acelero!
É como se alguém te desse uma Ferrari, te colocasse num autódromo e você dirigisse a 20 por hora o tempo todo! Ora... a lei é: engate a primeira, acelere, ganhe velocidade... pise fundo... depois desacelere e pare com o motor batido. Esta é a [minha] vida... ninguém tem direito nem de se meter nela, a não ser eu mesmo... sou soberano dela! Quero ser lembrado como um bom piloto, e não como um que desperdiçou a chance de voar"
Igor Monteiro
"Em vão espero o telefone tocar, quando toca o coração bate mais forte...
Em vão espero...
Em vão olho meus e-mails sem respostas...
Em vão espero...
Em vão tenho esperanças e tento entender...
Em vão espero...
Em vão suspiro e me pergunto porquê...
Em vão espero...
Em vão tive esperanças...
Em vão me desespero...
Outra grande rasteira da vida!"
Igor Monteiro
"Somos peregrinos nesta vida, e tal como peregrinos estamos condenados a solidão, ainda que caminhemos lado a lado, estaremos sempre solitários."
Igor Monteiro
"Jamais espere nada de ninguém... você sempre vai se decepcionar em algum momento. Você é sozinho no mundo e só pode confiar-esperar de você mesmo"
Igor Monteiro
"O vaso que estava vazio há muito tempo subitamente encheu e transbordou... mas também imediatamente voltou a estar vazio.
Já não sei se o que preencheu o vaso evaporou subitamente por causa da alta temperatura, ou se na verdade ele foi preenchido apenas pela vontade subconsciente de que ele estivesse cheio, e posteriormente fui empurrado para a realidade.
O vaso continua vazio, só que mais vazio que antes."
Igor Monteiro
"O grande lance é se contentar com as esmolas de felicidades que a vida coloca em nosso vaso... Quem consegue se contentar com isto é feliz! Eu necessito aprender a gostar das esmolas, porque grande tesouro não existe fora do mundo dos sonhadores."
Igor Monteiro
"Abandonei o sofismo da vida quando mergulhei de cabeça nas entranhas do conhecimento, o gozo do saber é muito maior que o gozo do "ganhar" um debate, o silêncio se torna virtude quando é opcional e não quando é a última alternativa por falta de retórica. Sofistas são vazios e dependem do debate para localizar falhas no discurso e tentar prevalecer, conhecedores estão mais a fundo, estão observando a essência dos assuntos, estão aprendendo com o conteúdo e rindo-se dos sofistas, mas o preço a se pagar é a solidão e a não compreensão... mas vale a pena!"
Igor Monteiro
A ignorância é uma virtude e o conhecimento é um vício cruel e maléfico, só traz sofrimento!
"se comeres deste fruto, certamente morrerás" afirma o Gêneses... existe morte mais cruel que o sofrimento de conhecer e estar atado?
Igor Monteiro
" O mais triste de tudo é que a crise na segurança (que é necessária) causa impacto aberto e direto em todas os outros alicerces (escolas, faculdades, hospitais, todos fechados por medo) enquanto, quando a crise é na Educação (que é o alicerce que influencia todos os outros), simplesmente não existe impacto, o povo se omite, a polícia continua precisando bater e matar, o governo humilha e o professor chora. No dia que uma Crise na educação causar mais impacto do que a da segurança, teremos um povo elevado a tal ponto que até o grande contingente de policiamento não será necessário, pois a educação faz verdadeiros milagres. Até lá, "a lei do forte" impera e ganha quem tem maior poder bélico."
Igor Monteiro
Eu juro que se eu tivesse o poder de voltar no tempo 15 anos... eu jamais enveredaria nos estudos relativos ao meio ambiente e a vida na terra. Acho que se eu tivesse direcionado minha vida para a ignorância ambiental (de repente até ser um capitalista-consumista desenfreado) eu seria mais feliz e menos deprimido... minha única preocupação seria lucrar e não morrer, para lucrar mais. Mas fui escolher o lado do conhecimento sobre a "verdade" da vida na terra... me lasquei! Sou pobre, ridicularizado, descreditado, extremamente triste, depressivo e sem nenhuma perspectiva de melhora. Droga... é uma bosta ter conhecimento.
Igor Monteiro
O gostoso da Ciência é que não existem verdades... existem CORROBORAÇÕES e FALSEAMENTOS; O bom da Ciência (e o fundamental) é que deve-se estar aberto a aceitação da hipótese contraria a que se deseja; O mal da Ciência é que ela está presa aos "muros" acadêmicos; O ruim da Ciência é que por si só ela se torna soberana no subconsciente coletivo, ainda que isto seja uma inverdade; O Péssimo da Ciência é que ditos "cientistas" ao falar qualquer coisa para uma grande massa, postula a verdade que ele quer; O Triste da Ciência é que não é alcançada por todos, mesmo dentro de ambientes acadêmicos; A esperança da Ciência é que, com a própria Ciência pode-se achar as falhas dos argumentos; A desgraça do Homem é achar que encontrou alguma verdade!
Igor Monteiro
A música tem três funções principais... a saber:
A primeira é "falar" direto na alma, se comunicar com o "eu" profundo metafisicamente através da melodia;
A segunda é a letra te fazer transcender como quem transcende lendo um livro, onde você “vê” e vivencia o que se escuta, ativando a mente racional;
A terceira é animalesca, faz seu corpo agir por conta própria, independente de seu raciocínio ou senso crítico, fundamentalmente levada por vibrações graves propositalmente orquestrada para a ação animalesca;
Há músicas de todas as qualidades... mas todas elas exercem estas três funções básicas... de forma isolada ou em conjunto, mas sempre “cumprindo” pelo menos uma destas funções. Que música é boa? Aquela que cumpre o objetivo para qual foi forjada. Qual é a melhor? Aquela que te faz chorar sem motivo... esta sim tocou na sua alma, no seu espírito e no seu corpo animal... esta sim, cumpriu sua função metafísica completa!
Igor Monteiro
"Porque... apesar do som não ser uma forma de energia... se comporta de forma a gerar alteração no campo eletromagnético... a perturbação sincronizada das moléculas produzem um efeito ondulatório que é refletido na matéria de forma a tirar tudo da inércia, possibilitando assim mudanças... No vácuo não existe som.... se a força idealizadora da existência tivesse possibilitado propagação do som no vácuo...
qualquer ser entenderia o que é esta força ao “escutar” o som do espaço sideral, vislumbrando sua beleza... mas sabiamente, isto se reservou a poucos... os que estão fora das “cavernas de Platão” ... os que são conhecidos apenas como loucos. Melhor que seja...o Da´ath é apenas para os merecedores!”
Igor Monteiro
"Triste é ser romântico sem alvo nem motivo...esperar aquela ligação que não vem, simplesmente porque não há quem ligue... olhando para a bela flor que o beija-flor acabou de visitar, mas sem ter a quem dar, ou mesmo sentir o frio... ouvir a chuva ... sem ter quem abraçar!
Este mundo é um conto de fadas que sonhamos quando dormimos no mundo real... que é quando dormimos no conto de fadas... lá, no mundo real, somos apenas nós mesmos, sem cor, nem aparência... somos só uma frequência!"
Igor Monteiro
"Tem horas que fico angustiado com a mediocridade que é esta vida... onde para ser Cool, incapazes usam capazes e ainda o execram moralmente de forma sorridente e manipulatória! E como o mundo é de cegueira total, onde a essência é desprezada em virtude do aparente, apenas os loucos é que realmente são livres e felizes... ainda que na constante e eterna solidão! Apenas os loucos se entendem e se respeitam.... o resto se acha diamante nas mãos de mendigos"
Igor Monteiro
"Sei exatamente qual a fórmula para a minha felicidade plena... o difícil é encontrar os ingredientes!"
Igor Monteiro
"A ciência!!!!!! Panteão de mortais endeusados por outros endeusados mortais!"
Igor Monteiro
Tem gente que detesta ficar sozinho porque necessita receber do outro afeto, carinho e coisas do tipo ... a autossuficiência emocional é quase perfeita... uma virtude! Só não é perfeita porque ela não extingue o sentimento de necessidade de doação destas coisas. Ficamos tão cheios de amor, carinho, afeto, etc... que quase transbordamos, e como não é algo "derramável" em qualquer lugar, somos obrigados a conviver com a sensação de estar prestes a explodir, sensação esta que se traduz em tristeza, não pela falta, mas por não ter em quem derramar os sentimentos que transbordam de nós.
Igor Monteiro
E todo dia me pergunto: "qual o sentido da vida?"
E todo dia me respondo: "não há sentido em viver..."
E todo dia me certifico: " São tantas as possibilidades e esferas de existências que um único sentido é pouco... não há sentido, siga para onde quiser... aqui ou lá"
Igor Monteiro
Queria saber quais os meus erros para ter sido condenado a viver preso em uma gaiola pequena destas... um espírito que ocupa todo o universo, preso em um medíocre corpo humano! No geral, existe um estado de contentamento... mas há momentos que eu me expando, como se minha essência se espreguiçasse dentro da matéria e é ai que a coisa fica feia... sufocante... não posso atingir as velocidades costumeiras...
não posso ser como o vento.... não posso me expandir mais e por isto a forte e constante sensação de que a qualquer momento explodirei, como no “BigBang”, pois, esta gaiola chamada corpo me aperta, me comprime, me limita. Definitivamente, entendo os pássaros engaiolados, mas como não sei cantar, sorrio e faço sorrir!
Igor Monteiro
"Nem só de UTOPIAS vive o homem! Mas aquele que não segue nenhuma, vegeta em sua própria EXISTÊNCIA!"
Igor Monteiro
"Ultimamente ando meditando sobre o real significado das palavras "Minoria" e "Politicamente correto". Até então...soam tão relativas quanto E=MC²"
Igor Monteiro
Bem... trinta anos depois, parei para dar uma reavaliada sobre "quem sou eu de fato?" Todo mundo tem uma visão diferente de todo mundo... uns puxando pro lago de agradar... outros de combater... outros apontando supostos erros... enfim! Andei pedindo para pessoas conhecidas (próximas ou não) me mandarem um testemunho sobre a visão delas em relação ao ser Igor Monteiro, em todos os aspectos: espiritualistas, intelectuais, físicos... enfim... a busca é pela essência do "EU"!
"AHHH... mas ele está perdido... tadinho!" Tadinho um Kralho, é só uma questão de rever e traçar novos direcionamentos, ou aprofundar mais em situações já existentes! Todo mundo deveria fazer isto de década em década, não para mudar e se tornar agradável aos olhos dos outros, mas para perceber se as pessoas de fato enxergam VOCÊ ou se enxergam a superfície rasa apenas...
Igor Monteiro
Ó vida efêmera... de que adianta tanto acúmulo de conhecimento, se as sinapses tornam-se vagarosas diante das preocupações práticas cotidianas, e tudo ao redor mais se preocupa com a aparência e a futilidade, que é a servidão a este sistema de sobrevivência?
Para quê entender a ordem do sistema natural, se o que domina é o modus operandis do artificial mundo social que os pretensos sapiens criaram?
Tantos caminhos impostos por diversos, que o caminho da felicidade se apaga a cada sopro, dando lugar ao contentamento de "ser mais um".
Igor Monteiro
A grande batalha de resistência é aquela contra a opção que aponta uma "porta de saída" que é a "porta de entrada pro Inferno".
Igor Monteiro
Existe um leão de duas cabeças dentro de minha mente...leão que é controlado com coleiras de corrente e pulso firme.
As vezes ele ruge, e uma cabeça ou outra tenta se soltar, mas aperto mais a coleira...
Todo dia, é uma chance nova de segurar as coleiras da fera...
Hoje acordei e caminhei com este animal, e sob o amanhecer notei em minhas pegadas que toda fera é controlável e me serve como " cão de guarda"...
" Porque sou forte e deixo marcas pelo chão"!
Igor Monteiro
Talvez o grande segredo para sobreviver neste planeta seja compreender que a solitude é imprescindível e que, no fundo, é apenas grande desperdício de jornada compartilhar sentimentos e emoções, ou achar que está acompanhado...
A jornada é solitária, fria e amarga... E, por mais que romantizem e falem palavras de " alto astral", não passam de efêmeras narrativas.
O caminho é solitário, por mais que esteja acompanhado... No final, é só você, seu ego e suas dores!
Igor Monteiro
Há quem o tenha como remédio...
Há quem o tenha como senhor...
Há quem o tenha como descanso...
Há quem o tenha como malfeitor!
O tempo nada mais é do que um grande traiçoeiro...
Quando algo lhe é favorável, ele acelera!
Quando está sob agonia, ele é vagaroso.
O tempo nos ilude, nos abestalha! Faz-nos acreditar que temos todo tempo do mundo, apenas para nos causar dores de perdas diversas.
Se o tempo nos ajuda a superar, a esquecer...é ele também o responsável por nos maltratar quando se tem saudade!
O tempo não é confiável...quando você confia nele, ele já passou e não volta mais.
Aí, resta a humilhação de pedir ao próprio tempo para ajudar.
O tempo é mau!
Igor Monteiro
"As vezes, o cinza das tempestades servem para aumentar o contraste dos pequenos coloridos de nossa vida, tornando-os mais vibrantes...por mais simples que eles sejam!"
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
Não importa quantos raios caiam durante o temporal, o Sol sempre volta a brilhar...
E, por menor que sejam os " verdes", depois da tempestade, eles se revigoram com os raios de luz e fotossintetizam para crescer e produzir frutos.
" Vem de luz, que eu vou de fotossíntese!"
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
O tempo, a temperatura e a pressão formam as rochas sedimentares... O tempo permite que a água desgaste a rocha! Neste " meio-tempo", a vida surge e perece, nas suas mais diversas manifestações. O tempo é o "Senhor"!
Igor Monteiro
Aí o leigo vê a paisagem seca, cinza e espinhosa da floresta de caatinga, o solo pedregoso, raso e compactado e logo diz: "está tudo morto, nada presta!"
Então chega as chuvas, a floresta fica linda, verde e frutífera...flores coloridas surgem entre as rochas outrora áridas, e a beleza, que foi regada, se revela.
Antes de julgar a aridez e rusticidade alheia, lembre-se da caatinga, e seja " água" no solo da pessoa!
Mas não vacile, porque a defesa espinhosa está sempre prestes a espetar ao que, sem cautela, sai rompendo " na marra", por mais belo que tudo esteja.
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
As vezes vejo uma paisagem bucólica e logo me vem subconscientemente o pensamento:
" Uma boa paisagem para vislumbrar acompanhado..."
Ai, de imediato sinto uma voz sussurrando assim:
" Meu filho, você não está sozinho... Aprecie o verbo e se delicie com a melhor companhia humana que pode ter para este mento, VOCÊ!"
Então, como migalha do momento, compartilho as fotos
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
Reflexões de quando medito :
"O retrovisor mostra o que passou...pode até parecer o caminho a seguir, mas é só uma ilusão repaginada do que já foi"
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
Reflexões de quando medito :
Do topo, o horizonte fica mais amplo...
Do topo, o pôr-do-sol é mais belo...
No topo, você vislumbra a vastidão da conquista de ter subido...
Seja de escada, seja de escalada, seja no rastejo, VOCÊ subiu!
" No topo você fica sozinho", dizem alguns...
Digo eu: “no topo, perto da divindade, você está completo!"
E se surgirem nuvens para esconder o pôr-do-sol, do topo você verá que sempre há uma luz...porque lá do alto, você vê além!
E se outras pessoas, por mérito próprio, também chegarem ao topo, serão juntos dignos das companhias mútuas!
Igor Monteiro
Foto: Igor Monteiro
De que adianta ficar vivo 200 anos sem experiências vividas?
Só quem " caminha" sabe a dor dos tropeços e espinhos...e o delicioso sabor da glória ao final!
Aos críticos... Não falem, façam!
Igor Monteiro
Às vezes, as dificuldades do " terreno" servem para reduzir nossa velocidade, e então, apreciarmos mais cada detalhe da jornada!
É nesta hora que enxergamos a beleza do caminho e quando menos esperamos, distraídos com os detalhes, alcançamos o "destino final".
Devagar também é ir...só parado é que não chega!
Igor Monteiro
A teoria da relatividade de Einstein considera que um evento que ocorre simultaneamente para um observador é assíncrono para outro observador!
Viver sem experiências não é viver...é existir e desperdiçar oxigênio!
Igor Monteiro
Tempestades são temidas por "marinheiros" iniciantes e respeitadas por experientes comandantes.
A energia da natureza em sua magnitude... Fortes rajadas de ventos, condensação de água na atmosfera...descargas elétricas e estrondos de trovões.
O Admirável mar torna-se mais violento...com ondas explodindo na linha de praia e dissipando altas energias.
O tom acinzentado da atmosfera ressalta a paisagem... o mar em um verde escuro com branco...a duna na praia em um amarelo ouro, junto com a vegetação, compõe uma fascinante paisagem.
Depois que o temporal passa e o mar amansa, mudanças são vistas nas linhas de costa... E novas possibilidades de ondas melhores no novo molde das " bancadas " de areia.
Admiro tempestades...
Sem elas, por piores que sejam, nada muda...nem a praia, nem nós!
Igor Monteiro
A fragata (tesourão ou corta-navio) é uma ave oceânica capaz de voar grandes distâncias sem pousar.
Na minha vivência marinha embarcado, aprendi por aqui que quando elas aparecem são prenúncio de mal tempo...
Nunca vi um bater de asas de uma desta...sempre planando nas térmicas à frente dos temporais.
As vezes na vida, quando não podemos "bater asas" por algum motivo, nos sentimos presos ... incapazes.
Porém, olhando para as fragatas, é possível observar que na inércia da sorte dos " ventos", planar nos leva mais longe e mais alto, sem esforço!
Planar também é voar...
Igor Monteiro
Muita gente anseia visitar paraísos conhecidos por muitos, geralmente como uma forma de ostentação...
Muitas destas visitas, sob desculpas de "se reconectar", na verdade tem mais o propósito de alimentar o ego com o comentário dos outros ao ver as fotos (principal objetivo).
Quando a gente entende que o paraíso está detrás de nossas pupilas, a gente compreende o que de fato é " se reconectar".
O paraíso está em todo lugar... está toda manhã no horizonte ao nascer do sol... Está em cada flor aberta no " mato" que fica do ladinho do asfalto... Está na formação perfeita da onda quebrando com violência sobre a bancada de areia!
O paraíso está dentro de nós... é nosso olhar que torna " o paraíso" onipresente!
Aloha!
Igor Monteiro
"Don't worry about a thing,
Não se preocupe com qualquer coisa
Cause every little thing is gonna be alright"
Porque cada pequena coisa vai ficar bem
(Three Little Birds - Bob Marley)
Em tempos cada vez mais obscuros, quando muitos buscam os céus dentro de livros, templos e objetos diversos, vem na mente a seguinte dúvida: " Mas ...onde começa o céu? A partir de que altura já é céu?"
Seria o céu tão longe assim que se torna intangível?
Quantas nuvens carregadas estarão no caminho até que se possa encontrar a porta do céu?
Alguém abrirá a porta?
Observando o horizonte penso: " como bater na porta do céu? Tem atalho?"
E, como um interfone, a paisagem me traz a mensagem de que o céu começa dentro de nós ... Talvez a porta esteja na escuridão da menina dos olhos.
Tão perto... Tão longe... Quem abrirá a porta do céu se batermos"?
Não tem fronteira que separa a terra do céu... E quem quer ir para o céu, vai!
Aloha!
Igor Monteiro
Tem gente que é doente por dentro, mas vive de aconselhar os outros para aparentar bem e inflar ainda mais uma doença chamada Ego... Vans palavras!
Tem gente que busca cura e evolução interior sem hipocrisias nem demagogias...
Corpo são, mente sã!
Não dá para querer "ser luz" na vida de ninguém imerso em escuridão interior...
Cultive sua centelha interior...
Quem é de verdade sabe quem é de verdade e não usa a cabeça de ninguém como degrau!
Igor Monteiro
Frio e flutuante nos oceanos da vida, gera problemas aos desavisados navegantes que batem de frente.
Aos que se aventuram a conhecer mais profundamente, conhecem um ser oposto ao da aparência inicial... Poucos tem este privilégio!
Dos que alcançam a honra de conhecer a essência, é privado o direito de errar ou decepcionar, sob pena de eterna indiferença e desprezo.
Durão como a crosta terrestre, macio como o núcleo.
" Aos amigos tudo, aos indiferentes a lei, aos inimigos o pranto e ranger de dentes".
Se te assustas e ficas na superfície, navegue com cautela... Se queres desbravar a essência, bom mergulho!
Igor Monteiro
Quem é do mar sabe o poder de uma onda de " Swell" quebrando em uma bancada rasa...
Muitos Joules de força quebrando, amassando, moendo e sacolejando nosso corpo...
Assim são as tristezas, decepções e dificuldades da vida...chegam para " varrer" em estado de sufoco e agonia.
O bom é que para quem não desiste (e nem sempre temos esta opção), a saída é se inspirar na atividade de furar ondas em uma bancada rasa...
Vai de encontro mesmo com medo, analisa o momento certo, mergulha profundamente e nada PARA FRENTE com toda força...segurando a respiração até ultrapassar o desafio.
Se " a onda quebrar na cabeça"?
Segura o tranco, o sufoco, mantém a mente focada e calma e vai pra cima de novo, até ultrapassar a zona crítica e descansar!
Igor Monteiro
Foto: Thiago "Meota"
Todo mundo quer condições ideais... No mar e na vida!
Mas são as adversidades que nos preparam, nos fazem ser resilientes e pacientes...sem nos acomodar, senão " a onda leva".
Quando a calmaria chegar, além de estarmos preparados e com melhor desempenho, ainda temos boas histórias de superação para contar.
E esta reflexão não é só sobre o mar!
Igor Monteiro